Skip to content

História do Hino

História do Hino


Gal. Sérgio Augusto de Avellar Coutinho

Revista do Clube Militar 

*      O 1º Hino Constitucional Brasiliense foi composto por D. Pedro I. A letra foi escrita por Evaristo Ferreira da Veiga e a sua exibição foi agosto de 1.822. 

*      O musica do Atual Hino Nacional Brasileiro foi composta por Francisco Manoel da Silva, ainda no império, na época de D. Pedro I. 

*      O poema escrito por Joaquim Ozório Duque Estrada, muitos anos depois, foi oficializado pelo decreto de n. º 15.671 de 06 de setembro de 1.922 e o ajuste da partitura musical aos versos do poema foi realizado por Alberto Nepomuceno, exímio maestro. 

*      Entre o 1º Hino Constitucional Brasiliense ( 1.822 ) e o atual Hino Nacional Brasileiro ( 1.922 ), houveram outros que a História não nos explica o porque que não se perpetuaram. 

*      “ O Hino Nacional de cada povo expressa, em todas as sua gamas, o modo de ser da psique coletiva de sua gente. A identificação do povo com o Hino é mais do que necessária para que, ao ouvi-lo ou cantá-lo, se possa sentir que ele, realmente, é o porta-voz da nação, da alma do povo….”         ( Prof. Alvacyr Pedrinha ). 

*      Mais detalhes sobre todos os Hinos Brasileiros, você pode acessar o site abaixo:

http://www.piraque.org.br/html/body_hino.htm