Skip to content

Fundações


Fundações

Fundações são as instituições que financiam o terceiro setor, fazendo doações às entidades beneficentes. No Brasil, temos também as fundações mistas que doam para terceiros e ao mesmo tempo executam projetos próprios.

Temos poucas fundações no Brasil. Depois de 5 anos, o GIFE – Grupo de Instituições, Fundações e Empresas – com heróico esforço, conseguiu 50 fundações como parceiras. No entanto, muitas fundações no Brasil, como a Fundação Ruben Berta e a Fundação Salvador Arena, têm pouca atuação na área social.

Nos Estados Unidos já existem 40.000 fundações, sendo que a 10º colocada tem 10 bilhões de dólares de patrimônio. Nossa maior fundação tem 400 milhões.

Devido à inflação, seqüestros de dinheiro e congelamentos, a maioria de nossas fundações não têm fundos. Vivem de dotações anuais das empresas que as constituiram. Em épocas de recessão, estas dotações minguam, justamente quando os problemas sociais aumentam.

O conceito de fundação é, justamente, o de acumular fundos nos anos bons para poder usá-los nos anos ruins. A Fundação Bradesco é um dos raros exemplos de fundação com fundos.