Skip to content

Entidades Beneficentes


Entidades Beneficentes

Entidades Beneficentes são as operadoras de fato, cuidam dos carentes, idosos, meninos de rua, drogados e alcoólatras, orfãos e mães solteiras; protegem testemunhas; ajudam a preservar o meio ambiente; educam jovens, velhos e adultos; profissionalizam; doam sangue, merenda, livros, sopão; atendem suicidas às quatro horas da manhã; dão suporte aos desamparados; cuidam de filhos de mães que trabalham; ensinam esportes; combatem a violência; promovem os direitos humanos e a cidadania; reabilitam vitimas de poliomelite; cuidam de cegos, surdos-mudos; enfim, fazem tudo.

São publicados números que vão desde 14.000 a 220.000 entidades existentes no Brasil, o que inclui escolas, associações de bairro e clubes sociais. Nosso estudo sobre as entidades que participam do Guia da Filantropia, revela que as 400 Maiores Entidades representam, praticamente, 90% da atividade do setor.

Outro dado importante é o piso para entrar no Guia da Filantropia, ou seja, as entidades precisam ter, no mínimo, um dispêndio social de 16.000 reais por mês. Isso nos leva a concluir que as nossas maiores entidades ainda são muito pequenas.